
Turim, 13 de abril de 1980
No Santuário da Consolata, tão querido a Pier Giorgio, João Paulo II, após a recordação dos santos piemonteses devotos a Nossa Senhora, deseja que o jovem leigo também esteja presente e, dos Salesianos em Valdocco, o indica novamente como exemplo: “Turim é uma cidade que no setor religioso-educativo tem tradições insignes e literalmente exemplares. Ela nos apresenta figuras eleitas de homens e jovens que, embora tenham vivido em idades diferentes da nossa, demonstram uma surpreendente atualidade e podem oferecer lições valiosíssimas ao mundo moderno. Entre tantos nomes que poderia citar, escolherei apenas dois. O primeiro é o de SÃO JOÃO BOSCO, que foi um grande educador de jovens.
O segundo nome é o de PIER GIORGIO FRASSATI, que é uma figura mais próxima da nossa idade (morreu de fato em 1925) e nos mostra vivamente o que significa, para um jovem leigo, dar uma resposta concreta ao ‘Vem e segue-me’. Basta dar uma olhada, mesmo que rápida, em sua vida, consumida no arco de apenas 24 anos, para entender qual foi a resposta que Pier Giorgio soube dar a Jesus Cristo…
(Do livro “Calendário de uma vida. 1901-1925 – Pier Giorgio Frassati” organizado por Luciana Frassati)
(Na foto o mosaico situado na Igreja da Madonna delle Grazie alla Crocetta que retrata São João Bosco com São Pier Giorgio Frassati. No arquivo da Igreja está conservado a certidão de batismo de Pier Giorgio)
