O exemplo de espiritualidade do jovem Carlo Acutis.

Carlo Acutis:Eucaristia minha rodovia para o céu.

Alex de Souza Feijó*

Em uma sociedade cada vez mais dispersa sobre os valores de uma vida espiritual podemos observar que em curto tempo de vida esse jovem soube traçar valores permanentes de um crescimento que nos leva a pensar nos seus méritos de uma vida de santidade que sem duvida aponta o caminho para o céu.

No mundo cada vez mais secularizado onde os valores são relativizados têm como consequência pessoas muitas vezes frias e sem sentido para suas vidas, nesse jovem podemos encontrar um exemplo para nos espelhar. Principalmente porque soube diante das grandes contribuições da computação e da internet usa-los de forma equilibrada sem fazer uma separação entre a vida cristã e vida cotidiana.

Ao lermos os passos que deu em sua vida em torno de sua busca pessoal observamos que tem um pensamento profundamente cristológico ao colocar na pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor a sua segurança conjuntamente com sua devoção a Eucaristia celebrada na missa. Podemos fazer aqui uma junção importante que é a devoção a Virgem Maria com especial titulo de Nossa Senhora de Fátima e a reza do rosário que por tantas vezes é exortada o cultivo dessa devoção pela Tradição da Igreja como caminho certo de um crescimento espiritual rumo à perfeição que Jesus nos chama a todo dia observar.

Sem duvida nenhuma esse crescimento espiritual não pode faltar além daquilo que já foi dito até aqui, a busca da Palavra de Deus que por muitas acaba sendo deixada de lado, mas que tem todos os elementos necessários para encontrarmos a vontade de Deus em nossas vidas. Como próprio exemplo de Carlo ao olhar sobre a Palavra de Deus se senti a necessidade aproveitar sua boa condição de vida para ajudar o mais próximo seja financeiramente seja pelo seu conhecimento.

Sua vida de caridade é um exemplo para toda a Igreja de Deus porque mesmo sendo tão jovem viveu sua vida observando os mandamentos de Deus que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, mesmo nesse mundo onde as pessoas cada vez mais só pensam em si mesmas desperdiçando uma importante oportunidade de ter uma  experiência em sua vida de encontrar o próprio Deus.

Enfim, poderia ainda escrever muitos outros aspectos importantes sobre Carlo Acutis, mas nesse pequeno texto temos os elementos essenciais para um trabalho real de crescimento espiritual, se esse jovem chegou lá todos nós também em nossa simplicidade de vida podemos alcançar a santidade, como o próprio João Paulo II dizia que o mundo precisa de santos. Com certeza, Carlo Acutis é um exemplo para todos nós que sinceramente desejamos  buscar a vontade de Deus que ele interceda por cada um de nós aqui neste mundo.

Carlo Acutis, rogai por nós.

*Seminarista da Teologia – Diocese de Mogi das Cruzes – SP

Carlo em Toledo na Espanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*
= 3 + 6