Das Cartas

Das cartas de Pier Giorgio Frassati

Pier Giorgio Frassati

Frases tirada do escritos de Pier Giorgio:

“Cristo vem a mim todos os dias. E eu retribuo-lhe a visita, indo visitar os pobres.’

“No Mundo que se afastou de Deus falta a Paz, mas também falta a Caridade ou
seja, o Amor verdadeiro e perfeito.Não há nada mais belo do que a Caridade.De fato,
a fé e a esperança cessam com a nossa morte, mas o Amor dura eternamente, e até creio
que será mais viva na outra vida.”

“Nós – que, por graça de Deus,somos católicos-não devemos gastar os anos mais belos da nossa vida como desgraçadamente fazem tantos jovens infelizes que se preocupam com
gozar os bens terrenos e não produzem nada de bom,mas que apenas fazem frutificar a imoralidade da nossa sociedade moderna.Devemos treinar- nos, a fim de estarmos prontos para travar as lutas que, seguramente, teremos de combater pela realização do nosso programa e para, assim darmos á nossa Pátria,num futuro não muito longínquo,
dias mais alegres e uma sociedade moralmente sã. Mas para tudo isto, é preciso: a oração
contínua para obter de Deus a graça sem a qual as nossas forças são vãs; organização e disciplina para estarmos prontos para a ação no momento oportuno e, finalmente ,o sacrifício das nossas paixões e de nós mesmos,porque sem isso não se pode atingir o objetivo.”

“A Paz esteja no teu espírito… qualquer outro dom que se possua nesta vida é coisa vã como vãs são todas as coisas do mundo.”

“Quando nos aproximamos dos pobres, pouco a pouco,chegamos a ser os seus confidentes e conselheiros nos momentos mais terríveis desta peregrinação terrena,insinuando neles as palavras consoladoras que a fé nos dá e muitas vezes conseguimos levar para o reto caminho pessoas que – sem ser por maldade – se afastaram dele.
Observar diariamente a fé com que algumas famílias suportam as dores mais atrozes ou o sacrifício perene que elas fazem pelo amor de Deus leva-nos, muitas vezes, a nos interrogarmos: porque é que eu –que tive de Deus tantas coisas –fiquei sempre tão preguiçoso, enquanto eles – que não são tão privilegiados como eu – são infinitamente melhores? Então, propomo–nos nas nossas consciências seguir cada vez mais o caminho da Cruz, o único que nos conduz a Salvação Eterna.”

“Nos seus admiráveis planos, a Providência Divina serve-se, por vezes, de nós, miseráveis ciscos, para operar o Bem… O que seria a vida ,se não a revestíssemos de Caridade?”

“É bobo quem anda atrás das alegrias do mundo porque são sempre passageiras e trazem dores, enquanto a única alegria verdadeira é a que nos é dada pela fé.”

“Os tempos que atravessamos são difíceis porque a perseguição contra a Igreja torna-se mais feroz e cruel que nunca; mas vós, jovens destemidos e bons, não vos intimidais com este pouco, já que sabeis que a Igreja é uma instituição divina e não pode acabar.”

“Viver sem uma Fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a Verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive.”
(de uma carta de Píer Giorgio – 1925)

“Se meus estudos permitissem, passaria longos dias nas montanhas contemplando naquele ar puro a beleza do Criador.”

“Infelizmente uma por uma das amizades terrenas produzem dores no nosso coração pelo afastamento. Por isso, queria que fizéssemos um pacto indestrutível que não conhece limites temporais nem fronteiras físicas: a aliança da oração.”

“Queremos saber de onde viemos e para onde vamos. Espero com a graça de Deus prosseguir o caminho dos ideais católicos, defendendo e propagando esses verdadeiros e únicos valores.”