As palavras de Montini a respeito de Pier Giorgio.*

«O que, então, nos diz o exemplo deste irmão Pier Giorgio Frassati? Nos diz que o cristianismo ainda é a força da verdadeira juventude. Nos diz que o cristianismo é forte, não na grandeza que fascina o mundo; mas ele é forte e vivo na humildade de suas virtudes interiores e severas: ele é forte quando é vivido com sacrifício. Ele é forte quando está enfermo da doença ressuscitante da cruz ».

Na paróquia de Crocetta, em Turim, em 3 de julho de 1932, Mons. Giovanni Battista Montini,  da Secretaria de Estado e assistente da Federação dos estudantes universitários católicos (Fuci), comemora o sétimo aniversário da morte de Pier Giorgio (4 de julho de 1925). Aqui Montini celebrou a missa em 19 de abril de 1927 para uma convenção de fucino. O motivo subjacente do discurso montinense – publicado pela «Rivista dei giovani» em setembro de 1932 – é o seguinte: «A figura de Pier Giorgio é um escudo contra uma das mais fortes e sutis tentações que influenciam a vida espiritual,a autêntica e completa vida cristã, ávida pela perfeição, representa agora uma concepção estreita e antiquada da existência humana, um ideal extinto, um mundo pequeno e fechado, um arcaísmo que só quem vive à beira do grande rio da atividade moderna pode fazer o seu próprio ».

A resposta de Frassati – continua Montini – é sua própria vida, a vida de um forte. A fantasia repete para ele o que ocorreu para São Luigi Gonzaga, quando para representar este santo ele escolheu a conhecida imagem presumida dos Veronese, onde em uma figura viril e gentil de um jovem parece refletir uma alma vigorosa e ousada. Antes de perceber que ele era uma alma santa,perceberam que era uma alma forte». E  cita o esplêndido elogio do secretário socialista Filippo Turati “Pier Giorgio Frassati era realmente um homem”.

Giovanni Battista Montini nasceu em Concesio (Brescia) em 26 de setembro de 1897, filho de Giorgio, figura eminente do movimento católico e deputado do Partido Popular italiano, e Giuditta Alghisi. Sacerdote desde 29 de maio de 1920, ingressou na Secretaria de Estado e foi assistente de Fuci, primeiro em Roma e depois em nível nacional. Por 9 anos tece amizade e consonância com dezenas de jovens. O singular é que Montini e Frassati não se conhecem, mas Montini prova ter muito clara a grande estatura: «É simples. O charme do complicado não dura ». Em 1932, ele diz: «Deus, segredo desta juventude admirável, que acreditou e amou-o como pai, como fonte de vida, como um dom inefável que expande a alma para as fronteiras do infinito, que a inebriação da maravilha e contentamento, torna silencioso em adoração e canção lírica e alegre, a  pureza casta e a onda de amor incomparável. Rico nessa força, Pier Giorgio é moderno e jovem. É por isso que toda a sua vida é dominada por uma firme consciência de renovação, de ação, de milícia. É por isso que um capítulo de sua vida é intitulado: “A alegria de viver”. O cristianismo é uma exaltação da vida real. É por isso que, do coração e das mãos de Pier Giorgio, irradia caridade contínua. A caridade do próximo é a manifestação da vida que melhor reflete a de Deus, sua paternidade universal, sua prodigalidade, sua bondade, sua essência. É a melhor prova que atesta a coincidência da religião com a vida. É um ato prático de fé que afirma ser Cristo em um irmão necessitado. E foi a suprema profissão cristã de Pier Giorgio: o último esforço. Ele nos diz como podemos olhar para o poder deslumbrante de nosso século sem medo e hostilidade, não por amaldiçoar as coisas, mas por nos dominarmos. Finalmente, ele nos diz que beleza, que força, que juventude brota na humilde presença de nossas associações, vivem a ideia que é anunciada para você. Ele nos diz que mesmo que gostemos de Pier Giorgio o uniforme “Mihi vivere Christus est”, temos, como ele, o caminho do futuro e o caminho da eternidade diante de nós “.

  • Futuro Papa PauloVI