
O espírito de Pier Giorgio manifesta-se através das múltiplas expressões interiores e exteriores de seu caráter especial, sob a ação cada vez mais intensa dos dons do Espírito Santo, que fazem resplandecer, no exercício das virtudes, não o mundo humano, mas o mundo divino e, portanto, o mundo heroico: aqueles que são assim guiados não precisam se orientar segundo normas comuns, porque são conduzidos pelo mais elevado instinto interior que vem do Espírito Santo.
1. O caráter intuitivo sobrenatural não pertence à fé, pois esta é simples adesão ao que não se vê, mas é efeito do dom do “entendimento”. Ora, esse caráter sobressai no espírito de Pier Giorgio.
2. O senso da vaidade das coisas terrenas — honras, riquezas, poder, glória, aparências, festas — é efeito do dom da “ciência”, que, através das criaturas, nos faz conhecer instintivamente o Criador e também compreender, por certo instinto, os perigos de ofendê-lo e deles fugir. Esse triplo efeito constitui, de algum modo, a trama da vida interior de Pier Giorgio, cada vez mais evidente em seu cotidiano.
3. Seguir as razões supremas e eternas da vida e ordenar as próprias ações segundo os ideais eternos é efeito da “sabedoria”, dom inseparavelmente unido à caridade, pelo qual nasce o gosto pelas coisas divinas e o juízo sempre preciso sobre as coisas temporais à luz da eternidade. O olhar amoroso que contempla Deus no mundo, na história, na sociedade e na Igreja forma a tríplice manifestação da sabedoria cristã como dom do Espírito Santo. Ora, isto se revela sempre mais claramente em Pier Giorgio, cujo olhar interior sereno se fixa nas realidades supremas que regem a vida terrena, e cujo juízo (sempre exato nas coisas da caridade e sempre vigilante nas coisas de Deus) procede de uma profunda “simpatia” por elas e, portanto, de uma disposição habitual cada vez mais acentuada e emergente, própria do dom da sabedoria.
Assim, os dons que, em geral, são predominantemente intelectuais, adquirem em Pier Giorgio uma luminosidade particular. Quanto aos outros dons — característicos dos santos como homens de ação — não seria difícil reconhecer suas linhas emergentes em Pier Giorgio.
4. O “temor de Deus”, que imprime na alma um profundo senso de reverência e humilde submissão, temor filial e puro, que nada no mundo deseja ofender a Deus.
5. O “conselho”, que guia a vida, fazendo com que sempre, através das dificuldades e obstáculos, se desenrole o caminho justo, fielmente seguido até o fim.
6. A “piedade”, que traz para as práticas da vida religiosa o sentimento do filho para com o Pai celeste.
7. A “fortaleza”, que, como dom do Espírito Santo, concede ao nosso espírito uma santa ousadia para realizar o bem, sem temer nada, nem mesmo a morte, pois esta é a condição para ver e amar Deus para sempre na glória: o fim dos dias terrenos aparece, assim, como “o mais belo”.
(Do livro “Beato Pier Giorgio Frassati, terciário dominicano”)
