Vida vivida em Cristo com inflexível disciplinar interior,com determinação inabalável,
com alegria contagiante e vibrante comunicação eclesial.
Inteligente,tinha agudo senso de discernimento para analisar eventos e coisas à luz do evangelho e enfocara seus valores na prática da vida,ciente de que o cristão não é aquele que tudo tem,mas aquele que tudo prodigaliza em favor dos pobres.
Definiu-se pelo amor ao Cristo Eucarístico e aos pobres.
Sua ação partia do amor e no amor se realizava por um impulso interior que o envolvia
Até o cerne da personalidade.
Suas escolhas foram sempre ditadas pelo amor apaixonado ao Cristo e aos pobres,em
favor dos quais sabia renunciar a muitas coisas.O amor estabelecia-lhe código e percepções que se rebelavam ao espírito mundano da classe à qual pertencia.
Seus propósitos sempre nítidos e seus conceitos sempre claros expressavam-se pelo registro ineludível das retas intenções de uma conduta sem fingimentos,fiel ao Evangelho e à Igreja.Jamais se deixou enclausurar no comodismo religioso favorecido pela posição social da família.
Sua fé era tão radical que o empenhou até nas lutas políticas para a defesa dos valores cristãos.Certa vez ,vitima da violência até física,com serenidade desarmou os adversários bradando:”Vossa violência jamais poderá superar a força da nossa fé,porque Cristo não morre!”( Marcha de Roma)
Seu comportamento foi a busca da verdade,da definição e da clareza em consonância com o Evangelho e as diretrizes da Igreja.Tinha uma visão precisa do homem,senhor de suas idéias e não escravo de preconceitos,caminho para o imobilismo.
Sua luta –Mergulhou nas lutas sociais do tempo com profunda tomada de consciência da defesa dos valores cristãos.
Sua Igreja palpitava em sua vida como membro vivo e atuante do Corpo Místico.Jesus Eucarístico foi a força motora da sua caminhada,o anseio apaixonado do seu coração,a forma de sua espiritualidade.
O Espírito Santo fazia-o crescer no raio luminoso da Graça cujas filigramas marcavam suas atuações sob impulso de uma fé pujante que lhe fazia transcender o perigo da mediocridade religiosa do ambiente.
Identificou-se com a missão de servir Cristo nos pobres e no apostolado,investindo-se nela com toda a intensidade de suas forças.Inteligência e amor,lealdade de conduta e ideário evangélico dinamizaram sua atividade caritativa e apostólica com definições coerentes de fé e realizações de amor.
*É sacerdote Sacramentino.
Fragmento do seu livro:
Eucaristia e Pobres:Bem Aventurado Pedro Jorge Frassati.