Carlo Acutis , uma reflexão feita por um Abade Beneditino

Carlo Acutis,Eucaristia minha rodovia para o Céu.

Um adolescente do nosso tempo, como qualquer um, comprometido com a escola, com os amigos, grande especialista (apesar da sua idade) em computação. Nesse ambiente deu-se o seu encontro com Jesus – Cristo.

Carlo Acutis se torna uma testemunha do Ressuscitado, recomenda-se à Virgem Maria, vive a vida de graça e divide sua maravilhosa experiência com Deus aos seus companheiros.

Alimenta-se todos os dias com a Eucaristia, participa fervorosamente da Santa Missa, passa horas inteiras perante o Santíssimo Sacramento. A sua experiência e maturidade cristã demonstram quão verdadeiras são as indicações do Santo Padre Bento XVI na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis: O sacrifício da Santa Missa e a adoração eucarística confirmam, sustentam e acrescentam o amor por Jesus e a disponibilidade para o serviço eclesial.

Carlo tem também uma tenra devoção pela Virgem, reza fielmente o Rosário e sentindo-a como uma mãe amorosa, dedica-lhe os seus sacrifícios como um ramalhete de flores.

Este jovem sociologicamente igual aos seus colegas da escola, é uma autêntica testemunha de que o Evangelho também pode ser vivido plenamente por um adolescente.

A sua curta existência, dedicada a alcançar a meta do encontro com Cristo, foi como uma luz posta não somente sobre a vereda de todos os que se cruzaram no seu caminho, mas também daqueles que logo conheceriam a sua história. Olhando para este adolescente como seu colega, o qual se deixou seduzir pela amizade de Cristo, e justamente por isso, experimentou uma alegria mais verdadeira, os nossos rapazes entrarão em contato com uma experiência de vida que não tirou nada à riqueza dos frescos anos da puberdade, senão que lhes deu mais valor ainda.

O testemunho evangélico do nosso Carlo não é um estímulo somente para os adolescentes de hoje, mas provoca nos párocos, sacerdotes e educadores a questionabilidade sobre a validade da formação que eles dão aos jovens das nossas comunidades  e como conseguirem que esta formação seja concisa e eficaz.

S. E. Michelangelo M. Tiribilli,

Abade geral dos Beneditinos de Monte Oliveto

Colaboração de Alejandro Carvajal – Costa Rica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*
= 3 + 9